top of page

Com investimento de R$ 700 mil do deputado Kiko Celeguim, projeto Rede Cultura e Comunidade chega ao Cimbaju

  • Foto do escritor: Equipe Kiko
    Equipe Kiko
  • 23 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de jun.

O anúncio foi feito durante evento do Ministério da Cultura realizado no início de junho

Foto: Equipe Instituto Pombas Urbanas
Foto: Equipe Instituto Pombas Urbanas

A região da Bacia do Juquery está prestes a receber uma importante iniciativa de fortalecimento das políticas culturais nas periferias. Com apoio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 700 mil do deputado federal Kiko Celeguim, o projeto Rede Cultura e Comunidade, coordenado pelo Instituto Pombas Urbanas, será implantado nos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Caieiras. O anúncio foi feito durante evento do Ministério da Cultura realizado no início de junho.


Fundado em 2002, pelo Grupo de Teatro Pombas Urbanas, o Instituto é uma organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento humano e local através da arte. Direto de sua sede na periferia da zona leste da cidade de São Paulo, bairro Cidade Tiradentes, a organização promove o acesso à cultura e fomenta a produção cultural e o trabalho artístico de artista do bairro, beneficiando mais de 20.000 pessoas por ano.


A proposta visa ampliar o acesso de coletivos e agentes culturais periféricos às políticas públicas, com ações de formação, articulação e mobilização social, além de apoio técnico e institucional para quem deseja acessar editais e desenvolver projetos em seus territórios.


Foto: Equipe Pombas Urbanas
Foto: Equipe Pombas Urbanas

Segundo Adriano Paes Mauriz, coordenador do projeto, a chegada à região representa uma ampliação importante do trabalho do Instituto. Ao todo serão realizadas 44 atividades, mobilizando em torno de 2.500 agentes ao longo de um ano.


"Compreendemos que os parlamentares que têm essa sensibilidade com a cultura, conseguem apoiar e fortalecer um trabalho conjunto que gera renda, emprego e fortalece o setor. É fundamental ações como essa que ajudam o projeto na articulação das ações culturais nas periferias, a partir da escuta, do diálogo e da formação", ressalta Adriano, coordenador do projeto, sobre o apoio parlamentar do deputado federal Kiko Celeguim.


O envio da emenda parlamentar ao Ministério da Cultura foi decisivo para a viabilização da proposta na região. Segundo o deputado Kiko Celeguim, investir em cultura é uma forma direta de combater desigualdades e ampliar horizontes. "A cultura transforma e cria futuro. Apoiar o trabalho do Instituto Pombas Urbanas é garantir que mais pessoas tenham acesso a ferramentas para criar, se expressar e construir pertencimento. Fico muito feliz de contribuir para que esse projeto chegue a cidades que conheço tão bem e que têm tanta potência criativa".


Com previsão de início nos próximos meses, o projeto promete fortalecer o cenário cultural da região, valorizando a produção local e conectando iniciativas em rede para enfrentar os desafios sociais a partir da arte e da cidadania.

 
 
 

Comentários


LOGO KIKO-2.png
© 2024 Kiko Celeguim. Todos os direitos reservados
bottom of page