Audiência Pública em Brasília discute o futuro do Porto de São Sebastião a pedido do deputado Kiko Celeguim
- Equipe Kiko

- 27 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jun.
O governo federal prevê a realização de uma licitação até o fim de 2025 para o arrendamento de áreas operacionais

No último dia 27 de maio, foi realizada em Brasília, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, uma audiência pública para discutir o presente e o futuro do Porto de São Sebastião. O encontro aconteceu por iniciativa do deputado federal Kiko Celeguim e teve como objetivo debater os principais desafios e oportunidades relacionados à operação do porto, além de analisar os investimentos previstos para sua modernização.
A reunião também abordou os impactos da duplicação da Rodovia dos Tamoios e do contorno viário na logística regional, e a necessidade de garantir que o desenvolvimento do porto ocorra de forma sustentável e com participação dos trabalhadores.
Durante a audiência, foram discutidas alternativas ao modelo de concessão em andamento. Atualmente, o governo federal prevê a realização de uma licitação até o fim de 2025 para o arrendamento de áreas operacionais, com estimativa de investimentos da ordem de R$ 660 milhões.
O deputado Kiko Celeguim destacou a importância estratégica do Porto de São Sebastião. “Com a vitória do presidente Lula, a gente mudou a estratégia. Isso porque, inicialmente, o ex-presidente tinha o objetivo de privatizar o Porto. O que é uma experiência duvidosa e tem mostrado que vem dando errado em nosso país. O que queremos fazer agora é que a decisão política sobre os tipos de operação e cargas passe pela avaliação do estado, garantindo que o Porto dialogue com a cidade no aspecto econômico, social e ambiental”.
A audiência marca um passo importante na tentativa de garantir que o Porto de São Sebastião siga sendo um ativo logístico fundamental para o estado de São Paulo e para o Brasil, equilibrando crescimento econômico, sustentabilidade ambiental e valorização do trabalho.






Comentários