top of page

Ato em defesa da soberania reúne lideranças e militantes na USP

  • Foto do escritor: Equipe Kiko
    Equipe Kiko
  • 9 de jan.
  • 2 min de leitura

A mobilização marcou os três anos dos ataques às instituições ocorridos em 8 de janeiro de 2023

Foto: Sincato dos Bancários
Foto: Sincato dos Bancários

Na última quijnta-feira (8), a Universidade de São Paulo (USP) sediou um ato em defesa da soberania nacional que reuniu estudantes, movimentos sociais, representantes de partidos políticos e parlamentares no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. A mobilização marcou os três anos dos ataques às instituições ocorridos em 8 de janeiro de 2023 e teve como objetivo reafirmar o compromisso com a soberania do país, a democracia e o respeito à Constituição.


O ato integrou uma jornada nacional de mobilizações que buscou reforçar a importância da autonomia do Brasil diante de interesses que atentem contra sua autodeterminação política, institucional e social. Durante o encontro, as falas destacaram a defesa do Estado Democrático de Direito, do voto popular e das instituições republicanas como pilares indissociáveis da soberania nacional.


O deputado federal e presidente do Partido dos Trabalhadores no estado de São Paulo, Kiko Celeguim, esteve na atividade ao lado de militantes e dirigentes partidários, ressaltando a necessidade de manter a mobilização social permanente em defesa do país e de suas instituições.



“Defender a soberania é garantir que os povos decidam seus próprios rumos, sem interferências externas. Em um mundo onde até se fala em invadir países e sequestrar chefes de Estado, a militância tem um papel fundamental: lutar contra o terrorismo político, como o que vimos no Brasil no dia 8 de janeiro, e proteger a democracia todos os dias”, afirmou Kiko.


A mobilização também reforçou a rejeição a qualquer tentativa de relativizar ou apagar os ataques às instituições, defendendo a responsabilização dos envolvidos como parte fundamental da proteção da soberania e da democracia brasileiras.


O ato foi encerrado com falas de representantes de movimentos sociais e entidades estudantis, reafirmando o papel da universidade pública como espaço de reflexão crítica, defesa da soberania nacional e dos direitos democráticos.

 
 
 

Comentários


LOGO KIKO-2.png
© 2024 Kiko Celeguim. Todos os direitos reservados
bottom of page